quarta-feira, 28 de outubro de 2009

E isso, faz toda a diferença


Ontem saí do escritório com uma negociação nao acabada.

Acordei com o outro advogado (vulgo colega, lol) que hoje de manhã fechariamos os contratos e que os mesmos se assinariam de tarde.

Cheguei a casa, pousei as coisas, dei um beijo aos meus três principes e o telefone tocou.

Era o cliente do tal advogado que me pedia para fechar os contratos ainda ontem.

Expliquei-lhe que já tinha combinado com o advogado dele, que teríamos muito tempo, que tinha acabado de chegar a casa, etc, mas ele continuou a insistir que para ele era importante, blá, blá, blá e eu lá lhe disse que como tinha três bebés em casa a quem ainda tinha de dar jantar, brincar, e colocar na cama, só lá pelas dez da noite é que podia pegar nos contratos e falar com o advogado dele.

comentário dele:

- Ah, nao faz mal. O meu advogado também tem três crianças mas costuma trabalhar todas as noites!

- resposta minha:

mas nesse entretanto quem toma conta das crianças é a Mulher dele, certo?

Pois no meu caso, a Mulher sou eu e nao posso encomendar serviço a mais ninguém!


E sim, isso faz toda a diferença....


Irrita-me tanto isto de se dizer com orgulho que se trabalha muito, que se trabalha à noite, ao fim de semana e durante as férias...

Eu tb o faço, sim. Mas só quando é ABSOLUTAMENTE indispensável.


levo sempre o computador de férias, sim. mas tento só me ligar à noite, quando os meus filhos já estão a dormir.

E muito raramente pego em trabalho à noite ou ao fim de semana. Essa é a minha excepção, nao a minha regra e por isso sim me sinto orgulhosa.


A minha vida nao é, de todo, trabalho. Trabalho é só uma componente. Importante, claro, mas que tem o seu tempo. O outro tempo, infelizmente menos, é para as coisas bem mais importantes.

E, ontem, estava no tempo dos meus filhos. Que são bem mais importantes que fechar um contrato, tanto mais que nao seriam umas horas a fazer a diferença...


Além do mais, é bem mais dificil ser uma boa profissional Mãe que um bom profissional Pai.

Porque a Mãe, primeiro é mulher e tem de se esforçar o dobro para mostrar que é boa (felizmente o meu patrão até gosta mais de trabalhar com mulheres, por isso eu pessoalmente, nesse aspecto nem tenho de me queixar), segundo, tem ainda as tarefas domésticas e o seu, tido como preferencial, campo natural de mae.

Bem mais dificil compatibilizar tudo...

Imaginem então, sem um Pai. (ou antes, sem um companheiro em casa a quem delegar tarefas...).

Um desafio, todos os dias.


Por isso, todos os finais de tarde, o meu exercicio é este: pensar se há alguma coisa que, honesta e conscientemente, nao possa deixar para o dia seguinte. E, Se nao houver, é mesmo para o dia seguinte que fica!








5 comentários:

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

Amiga,
Nao poderia estar mais de acordo contigo!!!
deste-lhe a resposta mais bem dada e k ele mereceu ouvir!!!
Ganda Barriguinha!!! ehehh
Um beijo enorme!!

Unknown disse...

E é desumano pensarem que temos obrigação de pôr o trabalho à frente dos nossos filhos. Além deles precisarem muito de nós, a falta de atenção pode ser, no futuro, uma factura muito cara a pagar!

J. disse...

Infelizmente existem pessoas que não sabem respeitar o espaço das outras, que pensam que mandam em tudo e em todos e se não for como elas idealizam o mundo acaba.
Deu-lhe a resposta que ele merecia ouvir, os seus 3 príncipes precisão da mãe a seu lado, e não de uma pessoa que simplesmente coabita com eles, que não está presente naqueles pequenos momentos da vida tão importantes para eles.(o que felizmente não é o seu caso) É uma óptima mãe, e seus meninos adoram-na, isso vê-se a milhas de distância.
Bjinhos

J.

Mamã e Tesourinhos disse...

É bem verdade! Ainda há pouco tempo estavamos a discutir quem é que iria para um projecto que tinha como ponto acente que teriamos de passar a semana fora em trabalho. Quando propusemos o nome duma colega colocámos algumas reticências pela indisponibilidade por causa dos filhos que foi bem aceite, quando foi um colega que tem também filhos e também sem qualquer backup para apoiar a Mãe, ele já podia ir porque a situação "é diferente"...

Fica bem.
Bjs.

PS: Aproveitando o comentário, não quero deixar de te anunciar o meu novo projecto http://pequenos-presentes.blogspot.com. Obrigada!

Marta disse...

Infelizmente essa é a resposta de grande maioria dos homens... e por isso e que muitas familias acabam... :(

Beijinhos nossos e bom fim de semana