sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ser Mãe

Adoro os meus filhos.

Amo-os com uma paixão absoluta e incomensurável.

Mas nem sempre amo de paixão ser mãe. E não sei se isso faz de mim uma má pessoa. Provavelmente sim. Não é normal ouvir mulheres dizerem isto...

Mas era tão mais fácil a minha vida antes deles. Não era melhor. Era mais fácil. Agora é, certamente, mais preenchida, mais colorida, mais bonita, mais vida, mas tão mais dificil...

Como é que de repente, ainda com 33 anos, me vejo com dois filhos gémeos e um terceiro a caminho?

Como é que me meti isto? (ok, sei bem como me meti nisto, mas não representei bem as consequencias...)

É uma responsabilidade a tempo inteiro, para a vida inteira. uma responsabilidade que não posso nunca delegar nem esquecer, uma responsabilidade que muitas vezes me atormenta...

Quando o P. rachou a cabeça, pensei que ia morrer. Metaforicamente falando, claro, mas juro que nunca me senti tão frágil, tão impotente. Porque percebi que não posso proteger os meus anjos de tudo. Que há muitos factores que não consigo controlar. Que não sou um super mãe.

E é isso que realmente me assusta. De que vale a responsabilidade, se não consigo controlar tudo o resto?

Não é fácil ser mãe e a maior parte das vezes não gosto.

Mas gosto tanto, tanto deles!

do cheiro, do toque, das maozinhas que me abraçam de manhã, dos beijinhos molhados, do cabelo, dos olhares, dos choros, da respiração, de os ver dormir, de os ver brincar, de dançar com eles, de cantar com eles, de os amar. de ser a sua mãe.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá!!

quando li este teu post arrepiei-me... consegui sentir totalmente aquilo que querias trasmitir...
agora 2 dias depois de o ter lido, corro o risco transcrever o que senti...
tal como tu, mas em menor dose :), ser mãe é surpreendedor...
revelamo-nos diariamente, enfrentamos emoções, contradições... um infindável número de dúvidas que nunca se nos apresentariam se aquele pequeno ser não tivesse aqui ao nosso lado...
é lindo vê-los crescer... é lindo ver nakeles olhinhos aquela inocência que nos fazem sentir que devemos e que conseguimos ser melhores pessoas... e tudo por ele(s).. .. só por ele(s)

beijnhos para a tua linda família, e parabéns.
MA