sexta-feira, 27 de março de 2009

A preto e branco

Para mim é sempre tudo preto ou branco. Tal como o meu filho M., que nisso é muito parecido comigo, dificilmente consigo admitir o cinzento.
Tenho, e sempre tive, uma dificuldade muito grande em lidar com meios tons: ou é branco ou é preto. Ponto.
Mas a verdade é que, racionalmente sei que o cinzento existe. Que nem sempre as coisas são tão claras, transparentes e exactas como eu queria.
Diziam-me ainda hoje que eu nao mudei nada em mais de 10 anos. E é verdade. Mudei mesmo muito pouco. Continuo intransigente e com a terrível mania de achar que eu é que estou correcta.
Mas muitas vezes não estou. E estou sinceramente a tentar ser uma pessoa melhor. A não julgar as pessoas apenas pelos meus critérios, de acordo com os meus principios de preto e branco. A viver, eu própria, fora desses limites pouco coloridos pelos quais sempre me regi.
Nao tem que ver com vida pouco colorida! nada disso... Tem que ver apenas com principios de vida, com certezas minhas que adoptei como certas e que, de algum modo, me protegem, me seguram. Porque é bem mais fácil viver conhecendo as regras, do que nao tendo nenhumas...
enfim, estou a tentar deixar que o cinzento entre na minha cabeça (não na minha vida, que já é uma paleta de cores!) E acho significa que, apesar de tudo, estou mais sensata. Sim, acho que em 10 anos fiquei mais sensata, mais serena. Cresci. Nao tanto como gostaria, mas cresci. adquiri a capacidade de ouvir, de perdoar, de entender motivações.
Nem sempre é fácil. Tenho muitas vezes a natural tendencia para fechar a porta quando alguma coisa nao me agrada. Para decidir sem pedir ou ouvir opinião... mas estou a tentar melhorar. Porque há pessoas que merecem ser ouvidas. Que merecem que se lhes dê a hipótese de se explicarem...

A ver vamos o que consigo fazer com estes novos meios tons...

5 comentários:

Mamã e Tesourinhos disse...

Sou como tu: ou é, ou não é. E custa-me um pouco estar a ouvir o meio-termo. Mas vou tentando. Acho que a maternidade me deu um pouco mais de paciência para conseguir entrar no cinzento.
Fica bem.
Bjs.

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

minha querida, entendo.te tambem sou assim...mas menos intransigente!!
pelo menos admites ....isso é bom!!!
admitirmos os nossos erros..mesmo q seja apenas p nos ppos ajuda.nos a tentar nao voltar a cometer não??? tenho acerteza que és sensata e que tomas as decisoes correctas!!
muitos beijinhus

MJC disse...

Eu também acho que sou um pouco assim... sou (como aqui dizem): "ou sim... ou sopas", mas acho que por vezes não é a melhor opção. Há que haver um pouco de meio termo.
Temos que ir aprendendo ;)
beijinho

Rainha disse...

A idade e a experiência ensinam-nos a ver os meios tons. Porque a verdade é que nem sempre é preto ou branco!

Violeta disse...

O cinzento é cor. O branco e preto não, são luz e sua ausência. Mas no espirito dos 20 anos da mamã deste blog, digo - pensa que a vida não é de extremos, não só na história ( diaturas sejam elas de direita ou de esquerda )mas na nossa vida pessoal. Volvidos x anos podemos pensar diferente, mas não significa falta de caracter, apenas as nossas vivências são as que nós somos capazes de apreender e as que apreendemos à nossa volta. Bjs.