terça-feira, 18 de agosto de 2009

O desmame, adaptações e limites na educação


Estamos oficialmente há uma semana em fase de desmame pelo que me parece que já podemos dizer que a chupeta passou definitivamente à história!

Claro que o J. ainda usa, porque ainda é pequenito, mas o P. e o M. já não.

Felizmente o P. e o M. nunca tiveram problemas de adaptação com o que quer que fosse:

Receberam bem o irmão, adaptaram-se lindamente ao colégio, deixaram a fralda em 15 dias e também agora e chupeta, de um dia para o outro.

Fico sempre muito orgulhosa destes meus príncipes que são tão crescidos….

Às vezes pergunto-me se não serei demasiado dura com eles. Acho que não, mas às vezes tenho dúvidas.
Não conheço nenhuma outra Mãe que coloque os filhos na cama às 20.30h para dormir nem nenhuns outros filhos que fiquem na cama até adormecerem, sozinhos, sem se levantarem sem eu autorizar…
E isso não significa que sejam miúdos passivos ou apalermados. São até miúdos muito vivaços, muito terroristas, mas que perceberam desde cedo que há regras para tudo.
Podem ser flexibilizadas em alguns momentos mas, no geral, são cumpridas.
Falo com eles, muitas vezes, como se fossem meninos crescidos. Que são, apesar de tão bebés ainda.
Explico-lhes as opções que têm, dou-lhes sempre a escolher o que podem, não lhes dando liberdade para escolher o que não podem. Digo-lhes que podem ou não gostar mas que isso não implica que não tenham de fazer. Não corro a mimá-los logo que caem, antes lhes explicando que não faz mal cair desde que se levantam logo a seguir.
Nunca utilizei linguagem de bebé e não gosto que o façam. Acho que devem aprender a falar correctamente desde sempre.
Em contrapartida mimo-os muito. Com beijos e abraços e palavras e brincadeiras. Brincamos muito, dou-lhes muito colo, muitos afagos, muitos desvelos, lemos histórias em conjunto, cozinhamos juntos, passeamos juntos, conversámos, cantamos, dançamos, rimos.
Fazemos quase tudo em conjunto.E eu espero sempre que esta minha boa dose de mimo seja mais que suficiente para equilibrar as exigências que tenho com o seu comportamento, com os seus limites.
Deixo-os ser bebés, claro, mas sempre com limites e regras bem definidas.
O V. diz que não faço mal. Diz que sou uma excelente mãe.

Bem, espero que tenhamos os dois razão!

12 comentários:

Rute disse...

Minha Querida,
parece-me que estás no bom caminho! Parabéns.
Só gostava de ter metade desse teu bom senso e maneira de estar e pensar. Agora com 14 meses, sei que o meu filhote está a entrar numa fase crucial da sua educação e espero estar à altura do desafio. Muitas vezes tenho dúvidas, mas não há-de ser nada.
Beijinhos

Samurai disse...

Estava a ler o post e a pensar para mim. Assim é que deve ser. Impor limites e regras mas com muito amor e carinho como contrapartida. Reitero, és uma excelente mãe. Não tenho qq dúvida quanto a isso. Parabéns, pela milésima vez, pela pessoa que és.

Anónimo disse...

Pareces ser realmente uma excelente mãe! :) Eu também deito o meu cedo, o mais tardar às 9:30. Muita gente me critica por isto, mas eu não acho que a partir dessa hora seja hora para os bebés, ou mesmo crianças, andarem levantados. Bjs

Loira disse...

Conheces, conheces... eu! O maior terrorista do mundo é meu filho. Só em férias se deita mais tarde... de resto, 20h30 na cama... não é negociável. Fica sozinho na cama e não se levanta. Fez todas as adaptações lindamente.
Sei que sou muito exigente. Há regras cá em casa. Não admito que se levante a meio das refeições, por exemplo, e tb não conheço mta gente q faça o mesmo. Qto à hora de dormir, és a 1ª pessoa que "conheço" q deita os miúdos tão cedo qto deito o meu. De resto, sou como tu... muito amor, brincadeira, contacto físico... mas 100% regras, q depois tb sabe quebrar de vez em qd (como agora nas férias em q se deita mais tarde).

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

és maravilhosa amiga!!!
eu sou exigente..mas nao tanto confesso..mia culpa ehheh!!!
quanto a rotinas também gosto e mantenho!!
o mimo é o que se sabe..eheheh
mil beijinhus minha doce amiga

Is@ disse...

Minha linda,

Não imaginas que bem me senti agora. Penso e actuo da mesma forma com o Jorge. E por vezes tenho dúvida se não serei demasiado exigente. Mas acho q tem mesmo de ser, o mundo, a vida, as pessoas são exigentes, para o bem e para o mal. E penso que os nossos filhos têm de estar preparados para isso e por muito pequenos que sejam, nas pequenas coisas já podemos transmitir a ideia. Dar protecção demais só os prejudicará no futuro. Sempre com muito amor, brincadeira e dedicação, mas sempre a incentivar a sua "independendência" :)))

Beijo grande

|s@

Maria José disse...

Tu és uma querida e uma super mãe
bjokas

barrigacheiadefelicidade disse...

Encanta-me que vocês, que nao me conhecem (com excepção da Belita e do Polar Azul) me encham de mimos.
Nunca temos a certeza se estamos ou nao a seguir o bom caminho... apenas esperamos que sim...
Obrigada! é tão bom ter com quem partilhar dúvidas, incertezas e caminhos...
bjs doces

Anónimo disse...

Parabéns por este cantinho! Está muito giro e fofinho...
Por aquilo que vais contando acho os teus filhotes o máximo. Como sabes não te posso dar conselhos sobre filhos (porque não os tenho) mas estás de certeza no bom caminho!
Prometo que vou lendo o teu blog!
Está giro***

Beijinhos

Mónica

MariaMil disse...

E sim... ès uma óptima mãe! :)

*

Mamã e Tesourinhos disse...

E eu sou mais uma que deita cedo os filhotes. POr vezes sinto que deveria deixá-los acordados mais tempo, pois o pouco que estamos juntos sabe muito a pouco, mas como é de Qualidade, compensa!

Fica bem.
Bjs.

Anónimo disse...

Gostei de saber que não sou a única mãe que acha saudável e aconselhável as crianças (a minha filha vai fazer 2 anos este mês) deitarem-se cedo.