segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sobre o amor


Hoje perguntaram-me o que é, para mim, o amor.
E eu não sei como dizê-lo. Não sei.
Sei que passa por muitas coisas.
Por passear de mão dada na praia;
Por um beijo apaixonado à chuva;
Por estar deitado na relva a olhar o céu;
Por estar enroscado no outro;
Por adormecerem juntos no chão;
Por ver um filme no mesmo sofá bem aconchegados numa mesma manta;
Por arrumarem a cozinha juntos;
Por partilharem alegrias e menos alegrias.
Por partilhar o quotidiano, as rotinas agradáveis e menos agradáveis;
Por olhar para o outro e saber que é com aquela pessoa que se quer passar o resto da vida;
Por querer ter filhos com o outro;
Por acordar e adormecer a pensar no outro;
Por querer contar o dia, em pormenor, ao outro;
Por querer terminar o dia ao lado da outra pessoa;
Por achar que dormir nos braços do outro é a melhor coisa do mundo;
Passa por mimos, abraços, beijos, paixões e ternuras.
Mas muito também por partilhas, amizades e olhares.
Sim. Passa muito pelos olhares.
E pelo corpo que chama pelo outro. Que nasceu para se encaixar nele.
Passa por mãos entrelaçadas e projectos e sonhos.
Por cartas e bilhetes trocados.
Por escolhas. Por decisões. Por discussões que sempre terminam a bem.
Passa também por tudo fazer para não magoar o outro. Para o proteger de todo o mal e o defender do resto do mundo. Por ser o porto seguro do outro. A almofada onde se quer encostar o corpo quando este está mesmo muito, muito cansado…

Sei lá bem…
Nunca saberia definir o amor. Mas sei que se ele não contiver todos estes passos, todos estes momentos, não valerá nunca a pena. Saberá sempre a pouco. E, tenho para mim, que já que nos foi concedido o dom da vida, que ao menos valha a pena. Aceitar menos que tudo é aceitar nada. Ou muito pouco.
Vá lá… não digam que não concordam…. Vale a pena aceitar menos que isto? Vale?
O que é mesmo para vocês o amor?

4 comentários:

Marta disse...

O que é para mim o amor...

Hum vou escrever lá sobre isto!
Mas com toda a certeza, é isto tudo que aqui descreves e muito mais!!! :) Concrodo ctg, no entanto vou lá responder ao pequeno/grande desafio! ;)

Beijinhos nossos

Lena disse...

Uma bela desção do Amor!!!!!!!!!
Com tudo o que ele deve conter!!!!!!!
Posso levar esse desafio para meu blog???!!!!É sem duvida um belo exercício!!!


Beijinhos

sónia, mulher e mãe disse...

Que texto bonito (mais uma vez)
Bem, vou relfectir um pouco e respondo no meu cantinho, pode ser?

Mas digo-te já uma frase que eu e o P. dizemos e este fim de semana partilhámos e outros casais acharam piada: "Eu não me caso contigo só porque te amo, caso contigo para te amar" (claro que isto reduzindo a dimensão de amor á sua forma conjugal)
Beijinhos doces

J. disse...

Há coisas que não podemos definir, e que nem dão para explicar. Talvez essa seja a verdadeira definição para o amor...Algo que sabemos que existe, mas não sabemos de onde que veio, nem como consegue forças para sobreviver resistir a verdadeiros obstáculos que a vida nos coloca pela frente.
Poderia dizer várias frases que quase toda a gente conhece sobre o amor, que não são de todo mentira e faz com que uma pessoa reflicta sobre o assunto.

Mas na minha modesta opinião acho que o amor não é para se definir, o amor é para se sentir”

Bjinhos

J.