quinta-feira, 25 de junho de 2009

Do nosso S. João


Ainda aqui nao contei como foi o nosso S. João.
Aliás, há uma série de coisas que nao tenho contado...
vou tentar actualizar!
agora, o S. João:
Foi muito bom. Mesmo.
Moro numa daquelas ruas com casas grandes em que os vizinhos se tratam por vizinhos mas mal se conhecem. É possível que no passado as gerações anteriores tenham convivido entre si, mas vieram os filhos, os netos, os estranhos (como eu) e essa intimidade foi-se perdendo.
Eu só lá moro há cerca de 3 anos, mas também só conheço os meus cunhados, os dois vizinhos da esquerda (um dos quais só conheci por acaso e no âmbito profissional) e o da direita.
Foi, por isso, com grande entusiasmo que aderi ao que nós chamamos o nosso S. João de rua.
Nao foi ideia minha. Foi da minha cunhada e da vizinha dela de frente, que tiveram uma excelente ideia.
Tivemos, assim, o nosso primeiro S. João de rua, ou seja: Usurpamos uma das "nossas ruas" e bloqueámo-la ao transito. Foi decorada com fitas, balões e luzes e pusemos umas mesas a ocupar os dois lados da rua (entendam este fizemos como um "eles fizeram e eu cheguei a alapei o rabo). Assamos sardinhas, pimentos e afins e comemos em agradável cavaqueira.
E nem a música de S. João faltou!
Lançamos balões (exemplo ao lado), os miúdos fartaram-se de dançar e brincar, incluindo nas casas dos vizinhos e ficamos a conhecer-nos um bocadinho melhor.
Éramos tantos que nao houve muito tempo para conversa, mas pelo menos já sabemos que existimos!
E como eu sou a "dona da casa branca com coragem suficiente para a seguir a gémeos ter mais um" acho que sou facilmente recordável...
Enfim. Muito giro.
Para além de tudo, estive, uma vez mais, com as pessoas que de facto me dizem alguma coisa. Aquelas por quem eu daria a minha vida e tudo o resto. E isso faz com que tudo tivesse sido perfeito.
Sem dúvida, a repetir!

E que venha o S. Pedro no próximo fim de semana que nós iremos bailar a um qualquer bailarico de rua!!!!

3 comentários:

Elisabete disse...

Aqui no Sul (Lisboa) :) também são raras as freguesias que não fazem uma festa dos santos populares. Lembro-me de em miúda ir todos os anos à festa da freguesia de onde moravam os meus pais. Era muito giro e uma oportunidade de andar na rua à noite :)
Beijos de nóis 3!

SolitaFit disse...

Que giro!

Ainda bem k te divertis-te.

jokas

Unknown disse...

Olá.
Em 1º lugar queria lhe dar os parabéns, pois ao visionar o seu blog, constactei que celebraram e bem o S. João e manteram a tradição no lançamento de balões sãojoaninos.
Eu faço parte de uma pequena equipa denominada TURMA LUSA DE LISBOA, que também pratica e mantém a tradição no lançamento de balões, inclusive temos também uma edição quinzenal de um informativo virtual "PIRILAMPO" que divulga noticias, reportagens, fotos e tudo mais que seja relacionado com Balões de S. João, do qual enviamos a muitos praticantes e simplesmente simpatizantes.
Por isso eu gostaria de pedir um favor, se seria possivel enviar fotos dos lançamentos dos vossos balões, isto para aumentarmos o nosso arquivo e também divulgarmos no nosso informativo. Caso deseje receber o "Pirilampo", teremos muito prazer em enviar por mail para assim poder ter uma idéia do nosso trabalho em prol da arte baloeira.
Certos de podermos contar com a vossa colaboaração em prol da tradição dos Balões de S. João, ficamos a aguardar uma resposta.
Atenciosamente.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"
N/e-mail: turma.lusa@hotmail.com