sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Fsmilia numerosa


Ontem o V. encontrou uma colega de trabalho que está grávida do primeiro filho.
conversa puxa conversa e disse-lhe que que também eu estava grávida.
- Do primeiro filho?, perguntou ela.
- não, do terceiro! respondeu ele...
e ela ficou pasmada...
como todas as outras pessoas que sabem que vamos ter três filhos. Até já me perguntaram se faço parte da opus dei...
Pois... não é habitual, eu sei.
Mas o certo é que nunca pensamos ter gémeos da primeira vez e nunca pensamos ter um terceiro agora.
Foi a vida que assim nos encaminhou (muito embora com a nossa ajuda...) e nós aceitamos, sem reservas.
Apesar disso, continua a ser uma ideia esmagadora, esta de ter três filhos.
Ontem, estava a fazer nebulizações ao P. e ao M. e só pensava: Meu Deus, quando forem três e adoecerem ao mesmo tempo, quando acabar de fazer nebulizações ao último, já o primeiro acordou...
E não tenho dúvidas de que todos vão adoecer ao mesmo tempo. A única vez que tive só um doente foi quando o P. teve varicela e não contagiou o M.
Não sei como... eu bem me esforcei: dei-lhe a beber pelo mesmo copo, comida pela mesma colher, nunca os separei, e ainda assim o puto resistiu!
Já sei que um dia destes vou ter de passar por outra dose de varicela com o M. ...
Tudo isto para falar nas dificuldades de ter uma familia numerosa.
Tivemos de mudar de carro (temos uma carrinha que dá para três cadeirinhas e não leva mais nada!); temos despesas a duplicar e, daqui a pouco tempo, a triplicar; para já deixamos os dois miúdos na avó (que é, literalmente uma santa) quando precisamos de descansar, mas depois não posso deixar três..., e a sociedade ainda nos recrimina por termos três filhos.
Acho que as pessoas devem pensar: Ou são loucos ou são ricos...
Pois bem, um bocadinho das duas coisas.
Mas, somos, sobretudo, duas pessoas atropeladas pelos acontecimentos e que tentamos viver com eles o melhor que podemos.
Outro dia, li exactamente isso: que só nos podem pedir que façamos o melhor que podemos. E é assim que vamos vivendo - da melhor forma que sabemos! Com a certeza de que nos amamos e que só queremos que os nossos filhos sejam pessoas felizes.
Se conseguirmos isso, seja com loucura ou sem ela, já valeu a pena.

1 comentário:

sofialisboa disse...

então imagina quando digo que tenho 4 filhas? as pessoas que me conhocem chegam ao ponto de me apresentar e dizer logo a seguir e sabes que ela tem 4 filhas? costumo brincar e digo que tenho so dedos todos, perante o ar espantado das pessoas a olhar-me como se fosse um bicho raro...sofia