quarta-feira, 30 de março de 2011

Fomos passar uma semana de férias a Serra Nevada. Eu e os miudos mais velhos apenas, porque o J., por muito que me custe, nao tem ainda idade suficiente para esquiar. Nao fora o facto de ele nao ter ido e as férias tinham sido perfeitas. porque tudo é perfeito quando a minha pequena familia está comigo. Bem sei que me farto aqui de dizer que nao gosto de desporto e coisa tal, que a minha experiencia no surf nao correu bem, que já me inscrevi e desisti de ginásio duas vezes, que nao gosto de correr nem de qq especie de exercicio fisico, que a minha onda é muito mais o sol e barriga para o ar... e é TUDO VERDADINHA! Mas abro uma excepção para o ski. é certo que está muito frio, é certo que no segundo dia nao me conseguia quase levantar da cama com dores de pernas, que as botas são extremamente pesadas, que tenho de carregar com os meus skis e com os os dos miudos, que a neve queima a pele, que é um desporto perigoso, que saí de lá com negras por todo o lado... mas também há sol que aquece a pele na varanda. E aquecedores que aconchegam as casas. E chocolate quente a seguir ao ski. E muitos "gosto de ti mamã" gritados das "tele sillas". E karaokes e jantares a muitas vozes, e há esquiar com neve a cair (o que, garanto-vos, rivaliza bem com o sol a bater nas costas depois de um bom belo mergulho no mar), e orgulho nos miudos gémeos mais lindos do mundo que são uns valentes e que arriscaram sempre aprender sem nunca se negarem a nada. E a vontade de aprender e de se superar. De fazer mais e melhor. E acordares a muitos abraços e pés misturados. E há, sobretudo, o calor do coração, que está connosco onde estivermos bem. Que nos aquece o corpo e a alma e nos faz sentir em casa, ainda que estejamos na Serra Nevada. Sim, estivesse lá o J. e a minha casa estava perfeita.

quinta-feira, 17 de março de 2011


Um dia destes fui com os meus principes ao Centro Portugues de fotografia ver várias exposições (de fotografia, claro está)


Gostaram das fotos mas, gostaram, sobretudo, do edificio, que é a antiga cadeia da relação. Giro, giro... visitamos a cela das mulheres, a cela do camilo castelo branco, apreciamos os pormenores das janelas, das grades e das fechaduras enormes. olhamos para o tribunal desde uma dessas janelas, encontramos pequenas grutas e esconderijos, vimos os telhados do Porto laranja, carregadinhos de musgo, nuna combinação de cores que me enche o sentido estético desde há muito tempo...

Tinha saudades. De apreciar edificios, de me perder com pormenores estéticos, de olhar com tempo para uma exposição, de me deixar encantar com os telhados do Porto que adoro, de me sentir parte de uma cidade durante um dia cinzento de chuva.

E poder partilhar isto com os meus principes... hum... um dia bem feliz...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Hoje, dia 10 de Março, faço 37 anos.
muitos, nao são? muitos anos.
Que passaram quase sem eu perceber.
Da miuda de cabelo amarelinho e bochechas vermelhuscas sobrou, apesar de tudo, ainda tanto...
Continuo a acreditar em fadas e em castelos; Continuo a esconder-me debaixo dos cobertores pr me sentir confortável dentro da minha "cabaninha"; Continuo a querer violetas em Fevereiro e a dançar na rua. Continuo a rir-me de boca cheia e a gostar tanto de brincar.
Continuo com alguma ingenuidade e com tanta vontade de ser feliz... vontade de viver e de feliz.
37 anos de quase e apenas coisa boas. Sei que algumas coisas nao foram tão boas assim. perdas dificeis, dolorosas... mas prefiro focar-me no essencial. que é, afinal, todos milagres que a vida me trouxe, todas as pessoas que Deus colocou no meu caminho e toda a minha visão positiva e cor-de-rosa da vida.
De em vez em quando ainda apanho baques...mas aprendo com eles e vou em frente.
Tento nunca me queixar da vida... é uma benção tão grande estar viva e com saúde!
Hoje ao acordar, uma vez mais renovei a minha gratidão por tudo quanto a vida me tem dado e por eu ser capaz de me focar nesse tanto que, pr mim, é tudo.
E pronto, que os próximos 37 anos continuem a ser de crescimento, de aprendizagem, de melhoramento, de dádivas e de agradecimento permanente. E de comunhão plena com os meus amores.

(nao preciso de mais nada, está bem, senhor Deus?)

sexta-feira, 4 de março de 2011


Hoje saimos de casa como os meus principes gostam: Fantasiados:)

O M. de homem de ferro, o P. de Batman e o J. de Flash Gordon (ou, segundo ele, super homem, que vai dar mais ou menos ao mesmo). Três super herois que vivem no meu coração.

Nao deixo nunca de me surpreender com o amor que lhes tenho. Olho-os e, no meio de tanto barulho, de tantas vozes que se atropelam, a unica coisa que resta, é o amor.

Tenho a noção que passo grande parte do tempo a resmungar. Ou porque comem devagar, ou porque ops talheres nao estão na mão correcta, ou porque os brinquedos estão desarrumados, ou porque deixam as luzes ligadas, ou porque se batem e gritam, sei lá.... uma infinidade de motivos que fazem parte do educar. E do crescer. às vezes até eu me canso, muito embora saiba que faz parte do meu papel de mae educadora...

Mas depois, no momento em que estamos todos no sofá a ver um filme, ou na "hora do conto", sinto que todo esse esforço faz sentido.

Este é o meu mundo. Este é o meu lugar.

Nem sempre é fácil encontrar-me.

Não no meio de tanto ruido... Mas, sem duvida alguma, o meu lugar é nesta familia. Neste amor que nos une, nestes laços que, tal como palhinhas, servem para construir o nosso ninho.

Tão bom tê-los na minha vida.

Feliz. Abençoada pela vida. Em agradecimento permanente.

terça-feira, 1 de março de 2011

Nós e a neve

Passamos a nossa hora do almoço na cantina cá do sitio, a falar de neve.
E, se as minhas expectativas em relação a isto já nao eram grande coisa, agora são menores ainda...
Sim, vamor para a neve, eu e os meus pintainhos mais velhos. E vamos todos pela primeira vez.
Eu, que sou mesmo é uma miuda de sol. De estar esticada na praia ou na piscina com o corpinho quente e um livro na mão. Que nao gosto NADA de tudo o o que tenha a ver com desporto, que de cada vez que entrava no mar para fazer surf só pensava no que raio é que eu estava ali a fazer, que já desisti duas vezes do ginásio, que detesto frio e figuras tristes, vou para a neve...
E já me estou a ver a cair vezes sem conta, a nao conseguir controlar os meus passos e os dos meus pimpolhos...o que eu nao gosto de nao controlar o que faço... o que eu nao gosto de fazer coisas em que nao sou boa... E oq ue eu preferia gastar estes dias de férias numa praia qualquer paradisiaca a beber sumos e comer gelados....
É que nao há qq hipotese de eu gostar e eu sei disso...
E então porque é que eu vou?
Pois... porque acredito que os miudos vão gostar e vão saber apreciar. E porque, gostar como eu gosto, é também isto. Fazer coisas de que nao se vai gostar nem um bocadinho, só para partilhar os momentos que eles vão adorar...

(e pronto... espero ao menos que tenha piscina aquecida onde eu possa afogar as mágoas....)